Nossos serviços - Engenharia Diagnóstica

Essa área de atuação da empresa trata das investigações das patologias das obras civis através de metodologias que possibilitem obter dados técnicos para a caracterização, análise, apuração da causa ou prescrição do reparo para a patologia em estudo.

Visita técnica preliminar

A visita técnica preliminar contempla a visita de um de nossos engenheiros na obra ou edificação, para conhecer suas características, verificar seu estado atual e a existência de eventuais riscos, de modo a possibilitar a elaboração de orçamento de serviços de vistoria, inspeções, perícias ou ensaios e levantamentos que se fizerem necessários para atender às necessidades do cliente. Os fatos constatados são comunicados e explicados verbalmente durante a realização da visita. Caso se deseje, poderá ser contratadaa elaboração de documentação escrita.

Vistorias em edificações

As vistorias tem como foco principal a constatação técnica de determinado fato ou condição relativo à obra ou à edificação, visando somente efetuar um registro, em geral para consignar um documento que sirva de prova judicial. Para tanto, é realizada verificação "in loco", por um de nossos engenheiros, devidamente munidos de câmera fotográfica.

As vistorias podem abranger várias fases do produto imobiliário, sendo as mais comuns:

Vistoria de vizinhança

Essa ferramenta diagnóstica visa constatar as características e condições físicas do local, terreno e imóveis vizinhos, ao futuro empreendimento imobiliário, para evitar ou facilitar a apuração e solução de eventuais danos ou litígios decorrentes da obra.

Vistoria de estágio de obra

A vistoria de estágio de obra tem como objetivo registrar o estágio em que se encontra a obra em uma data, apresentando quais os serviços executados, quais os parcialmente executados e os não-executados. Pode ser utilizada quando ocorrem atrasos na entrega de produtos, excesso de chuvas, lentidão dos serviços, falta de pagamento dos serviços e outros motivos, recorrendo-se à vistoria para se resguardar direitos.

Vistoria de acompanhamento de obra

Tais vistorias registram, principalmente, o andamento da obra, os materiais utilizados e os serviços em execução. Esses registros são realizados por meio de programação prévia em função do prazo da obra, recomendando-se uma vistoria por mês para obras de até 30 meses.

São inúmeras as finalidades e utilidades dessas vistorias, pois podem servir de ilustração do acompanhamento aos investidores, de análise técnica de situação anterior, como prova de situação de obra para uso judicial, ou mesmo como marketing da empresa construtora, visando mostrar sua expertise.

Vistoria de conclusão de obra

A vistoria de conclusão, em geral, visa consignar as características e condições de funcionamento da obra no seu término, na data de seu "nascimento". A principal finalidade é demonstrar que o resultado final da obra correspondeu ao contratado, ou seja, houve o atendimento do memorial descritivo e do prazo estabelecido.

Após a entrega das chaves aos condôminos, o edifício costuma sofrer danos decorrentes das mudanças e alterações nas suas condições originais, motivo da importância desse registro na data festiva da entrega das chaves.

Vistoria locativa

Esse tipo de vistoria, utilizado quando da locação de um imóvel, tem como objetivo o registro das características e condições físicas na entrega ou na devolução das chaves, constituindo prova técnica que elide a possibilidade de alegação de desconhecimento da condição técnica locativa, pois deve ser anexada ao contrato.

Inspeções em edificações (análise técnica dos fatos)

Além do registro para consignar a constatação técnica de determinado fato ou condição relativo à obra ou à edificação, as inspeções abrangem a análise técnica do fato, com foco na qualidade e segurança.

As inspeções também podem ser realizadas em várias fases do produto imobiliário, sendo os tipos mais usuais:

Inspeção de recebimento de obra

A inspeção de recebimento serve para análisedas condições técnicas de qualidade da edificação, no ato da entrega da obra, passando do estágio da construção e sendo disponibilizada ao usuário para a condição de uso. A diferença em relação à vistoria de conclusão de obra, é que nesse caso, é realizada a análise da qualidade da obra em relação ao produto entregue e fornece comentários aos fatos identificados, ao invés de se ater, simplesmente à caracterização e documentação física (registro fotográfico) da obra.

Inspeção de edifício em garantia

São comuns as ocorrências de problemas técnicos na fase inicial de funcionamento do edifício, geralmente durante os dois ou três primeiros anos, devido à deficiências ou anomalias dos sistemas construtivos, requerendo reparos de garantia. Nesse sentido, a inspeção do edifício em garantia serve para análisedas condições técnicas da obra, que já foi entregue, e se encontra em pleno uso e funcionamento e dentro do período de garantia.

Inspeção predial

A inspeção predial contempla a análise das condições técnicas de uso e manutenção da edificação, visando detectar as falhas de manutenção e operação e orientar asintervenções e a qualidade predial total a serem buscadas pelo usuário, para garantia da durabilidade.

Perícias em edificações

As perícias em edificações são ferramentas empregadas para determinação da origem, causa e mecanismo de ação de acidentes construtivos tais como ocorrência de trincas em elementos estruturais, paredes ou pisos, desabamentos em solos vizinhos à construções, colapso parcial ou total de edificações, desplacamento de revestimentos em fachadas, vazamentos em tubulações, incêndios, etc.

Sua maior utilização é como instrumento de apuração de responsabilidade, incidindo em todas as etapas do empreemdimento, ou seja, pré-obra, obra e edificação propriamente dita.

Diferentemente das demais ferramentas da engenharia diagnóstica, as perícias em edificações necessitam, na maioria dos casos, de ensaios e testes laboratoriais, além da eventual

Nossos serviços - Capacitação e Treinamento

Essa área de atuação da empresa contempla a realização de treinamentos para a mão de obra da construção civil, com vistas a minimizar eventuais falhas nos processos, possibilitando a melhoria contínua das obras.

Assim, a M30 disponibiliza sob demanda, treinamentos específicos "in company", relacionados à diversos temas, tais como: manifestações patológicas, controle de qualidade de materiais, procedimentos de execução de revestimentos, impermeabilizações, dentre outros que se relacionam à construção civil.

Nossos serviços - Controle de Qualidade

Pensando na segurança e qualidade de sua obra, a M30 Engenharia possui:

  • Laboratório de controle tecnológico de materiais.
  • Controle tecnológico de obras de terraplanagem, drenagem, pavimentação asfáltica e de concreto.
  • Controle tecnológico de materiais utilizados em obras civis.
  • Avaliação do comportamento estrutural e funcional de obras civis, incluindo pavimentação, e elaboração de laudos técnicos.

Nossos serviços - Projetos Executivos

Essa área de atuação da empresa trata da elaboração de projetos que apresentam soluções de engenharia civil a nível executivo, ou seja, especificam de forma clara, precisa e completa todas as indicações e detalhes construtivos para a perfeita execução dos serviços e obras.

Além dos desenhos que representam todos os detalhes construtivos elaborados com base no Projeto Básico aprovado, os projetos são constituídos por um caderno técnico, contendo as especificações técnicas de materiais, os procedimentos de execução dos serviços e as diretrizes para controle de qualidade em atendimento às normas técnicas da ABNT pertinentes a cada caso.

Destaca-se alguns de nossos projetos:

  • Projeto executivo de revestimento de fachadas;
  • Projeto executivo de revestimento de piso;
  • Projeto executivo de impermeabilização;
  • Projeto e dimensionamento de pavimentos rígidos e flexíveis;
  • Projeto de recuperação e reforço estrutural.

Nossos serviços - Outros

Perfurações

Realizamos perfurações em concreto para fixação de chumbadores químicos e colagem de arranques.

Perfurações em paredes e lajes de concreto armado, com coroas diamantadas, para passagem de tubulações de redes hidráulicas, incêndio, gás, ar, telefonia, etc.

Termografia

A termografia infravermelha é uma ferramenta muito usada, essencial na manutenção preditiva de equipamentos elétricos. Uma inspeção termográfica identifica possíveis problemas antes que os mesmos ocorram e possibilita a realização de ajustes ou correções antes da próxima parada programada. E, além disso, é uma técnica 100% segura, não oferecendo risco nenhum a equipe que realiza ou acompanha a inspeção, devido a distância de segurança que o trabalho é realizado.

As principais vantagens da Termografia são:

  • Possibilita a analise visual de imagens com suas respectivas temperaturas;
  • Determinação de problemas iminentes em sistemas elétricos e mecânicos;
  • Possibilita a análise de teste não destrutivo, pois não há contato direto com o sistema medido;
  • Não é necessário alto nível de iluminação no local para a tomada de imagens;
  • Não precisa do contato direto, porque é utilizado o sensor remoto;
  • Obtenção das imagens no tempo real;
  • A redução da manutenção corretiva;
  • A redução do custo de manutenção;
  • O aumento da Vida Útil das partes e dos componentes das maquinas;
  • O aumento da confiabilidade do sistema elétrico.